pokerstars

pokerstars - Unidos da Tijuca mistura samba e fado na Sapucaí

A Unidos da Tijuca foi a penúltima escola a desfilar na Marquês de Sapucaí hoje. A agremiação homenageou Portugal com o samba-enredo "O Conto de Fados".

A escola relembrou a época das navegações e as lendas portuguesas. O enredo cita lendas como o monstro Adamastor, associado ao Cabo das Tormentas, e o Dragão de Quatro Cabeças que aterrorizava marinheiros rumo à China. O intérprete oficial é Ito Melodia, enquanto a bateria é comandada por Casagrande.

Lexa é a rainha de bateria. Sua fantasia fazia referência a Aragonta, a última rainha moura — também conhecida como matriarca da diversidade. A dupla de mestre-sala e porta-bandeira é composta por Matheus André e Lucinha Nobre. A comissão de frente tem a liderança de Sérgio Lobato.

Lexa desfilou fantasiada de Aragonta, a matriarca da diversidade
Lexa desfilou fantasiada de Aragonta, a matriarca da diversidade Imagem: Zô Guimarães/pokerstars

Foi lindo, foi maravilhoso, me entreguei, foi uma bênção. Foi muito maravilhoso. A fantasia estava linda, não estava brilhando? Seguiu o croqui à risca!Lexa, após o desfile

O terceiro carro alegórico alertava sobre a destruição causada pela colonização. A letra do samba-enredo aponta que, ao mesmo tempo em que temiam os monstros nos mares, os portugueses eram os monstros dos territórios que invadiam:

Portugal, das glórias que revelam o passado/ao monstro que sangrou escravizados/e veio aportar no mar/que brilha sob o céu de Vera Cruz.Trecho do samba-enredo 'O Conto de Fados', da Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca foi fundada em 1931. A escola tem quatro títulos no Grupo Especial, o último deles conquistado em 2014.

Continua após a publicidade

A escola é representada pelas cores azul-pavão e amarelo-ouro. Ambas estavam presentes em diversas alas do desfile na Sapucaí hoje.

As cores azul-pavão e amarelo-ouro tiveram destaque no desfile da Unidos da Tijuca
As cores azul-pavão e amarelo-ouro tiveram destaque no desfile da Unidos da Tijuca Imagem: Zô Guimarães/pokerstars

Qual nota você dá para o desfile da Unidos da Tijuca?

141 votos

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes
pokerstars Mapa do site