pokerstars

Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
ReportagemEsporte

pokerstars - Athirson e Washington devem fazer dupla no futebol do governo Lula

Os ex-jogadores de futebol Athirson e Washington 'Coração Valente' devem ocupar os dois mais altos cargos relacionados ao futebol na gestão André Fufuca (PP) no Ministério do Esporte. Comentarista da Band, Athirson será o secretário de Futebol, enquanto Washigton, que é o atual secretário executivo da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer de Sergipe, é o escolhido para presidir a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut).

O conselho é responsável por fiscalizar os clubes que aderiram ao Profut, a lei de responsabilidade fiscal do futebol, e sua presidência está vaga desde o início do governo do Lula (PT), quando o advogado Marcelo Contini, indicado por Jair Bolsonaro (PL) foi exonerado. Na época, o PDT indicou Ricardo Gomyde para o cargo, mas o candidato derrotado ao governo do Paraná nas eleições do ano passado nunca foi nomeado.

O posto é importante porque é a Apfut quem determina exclusões do Profut, principalmente pelo atraso nos pagamentos das parcelas. Como mostrou o pokerstars Esporte, entre 3 de novembro e 20 de dezembro passados, a Apfut excluiu do Profut 14 associações, entre elas Vasco, Ponte Preta, Vila Nova e Avaí.

Agora, o conselho deverá ser comandado por Washington, conforme publicado pela Folha e confirmado pelo Olhar Olímpico. O ex-atacante foi secretário de esporte amador no governo Jair Bolsonaro. Antes, foi vereador em Caxias do Sul (RS) pelo PDT, concorreu a deputado federal pelo mesmo partido, e chegou à Câmara como suplente de Onyx Lorenzoni, quando este comandou a transição para o governo Bolsonaro.

Os dois se aproximaram, e Washington acabou escolhido para comandar a Snelis, onde não ficou nem um ano. Saiu no fim daquele ano, 2019, para trabalhar como diretor de desenvolvimento da CBF, mas acabou demitido por levar ao banco do Caxias, time no qual foi revelado, o replay de um lance daquele jogo contra o Botafogo, supostamente um pênalti não marcado para os gaúchos. O caso foi entendido como tentativa de interferência externa, e Washington perdeu o emprego.

Ele, que chegou a ser técnico do Itabaiana, ainda foi CEO do Confiança, outro time de Sergipe, e concorreu a deputado federal nas eleições do ano passado, já pelo PP, em Sergipe. Também foi comentarista da Copa América no SBT, e da TV Atalaia no Campeonato Sergipano.

Já Athirson, que não tem trajetória na política tradicional, vinha trabalhando como comentarista da Band Rio. Ele chega indicado ao cargo pelo deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), líder do PP na Câmara. A secretaria de Futebol é comandada atualmente por José Luis Ferrarezi, militante do PT, ex-vereador em São Bernardo do Campo (SP). A pasta já tem um ex-jogador de futebol em seus quadros: o ex-zagueiro Edcarlos, coordenador geral de Defesa do Torcedor.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado em uma versão anterior do texto, Washington é Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer de Sergipe. O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes
pokerstars Mapa do site