pokerstars - F1 corre de madrugada para arquibancada vazia na reestreia de Las Vegas
Se a Fórmula 1 está fazendo sua terceira etapa no ano nos Estados Unidos e a primeira em mais de 40 anos em Las Vegas para aproveitar o embalo da popularidade que cresceu nos últimos anos, essa quinta-feira de treinos livres, que acabou apenas às 4h da madrugada da sexta na cidade norte-americana, certamente não rendeu pontos à categoria.
O primeiro treino livre durou menos de 10 minutos e foi cancelado depois que Carlos Sainz arrancou uma tampa de bueiro e destruiu sua Ferrari a ponto de ter de trocar o monocoque, o chassi e a bateria. Vindo um pouco atrás do espanhol, Esteban Ocon também teve danos sérios em sua Alpine e precisou de um novo chassi.
CCTV footage of Carlos Sainz hitting the drain cover pic.twitter.com/R9oR14WK6w
-- WTF1 (@wtf1official) November 17, 2023
O que se seguiu foram horas de indefinição, depois que a FIA detectou que a estrutura de cimento que fica embaixo do bueiro cedeu. Era necessário checar todas as demais aberturas no asfalto, e elas são 120. Pior, foi constatado que 30 destas aberturas precisariam ser reforçadas às pressas. A solução foi abri-las e colocar um tipo de concreto de secagem rápida para que os carros pudessem voltar à pista.
Não foi um problema totalmente inesperado, já que a FIA não pôde usar um procedimento que passou a ser padrão depois de um problema semelhante em Baku em 2021. Eles agora pedem para que seja colocada uma trava horizontal, mas isso não é permitido pelas leis do estado de Nevada. De qualquer maneira, já que foi o cimento que não aguentou, não está claro se isso foi decisivo ou não.
Enquanto a decisão sobre o início do segundo treino livre não saía, a Ferrari tentava evitar que Sainz levasse uma punição por trocar uma bateria que só quebrou por um fator complemente externo. Mas não adiantou e o espanhol leva para a classificação uma punição de 10 lugares no grid, embora ele ainda tentasse, madrugada adentro argumentar, juntamente do diretor de corridas da Ferrari, com a FIA.
This pretty much sums up Las Vegas Grand Prix so far? #F1#Formula1#LasVegasGPpic.twitter.com/hvdtjIBxx3
-- Andy Hone (@andyhone) November 17, 2023
Após quase cinco horas de espera, os carros foram à pista, às 2h30 da manhã e com as arquibancadas e áreas VIP vazias, segundo a F1, por questões logísticas. Havia relatos de que a comida dos VIPs tinha acabado, e os poucos fãs que compareceram às arquibancadas nesta quinta faziam o sinal de negativo. Os ingressos de Las Vegas são, de longe, os mais caros de toda a temporada.
O segundo treino livre acabou tendo meia hora a mais que o programado, e correu sem problemas. As Ferrari foram bem desde o início e Charles Leclerc foi o mais rápido do dia, seguido de Carlos Sainz. Forte nas retas, assim como tinha sido no Brasil há duas semanas, Fernando Alonso foi o terceiro mais rápido. O campeão antecipado Max Verstappen errou em sua primeira volta com os pneus macios, o que ajuda a explicar sua ausência dos três primeiros. Ele foi o sexto.
O que acabou sendo o único treino livre para valer mostrou para os pilotos que a granulação dos pneus será um tema importante. Ela acontece quando há grande diferença de temperatura entre a parte interna e externa do pneu, e como faz frio à noite em Las Vegas e os carros estão escorregando bastante por estarem com pouca carga aerodinâmica, para serem velozes nas curvas, vários pilotos sentiram essa granulação.
Os pilotos preferiram elogiar a solução relativamente rápida para um problema que poderia ter cancelado todas as sessões do dia, ou evitaram fazer comentários. Max Verstappen, que já há tempos se mostra bastante indiferente à realização dessa prova de Las Vegas que, para ele, é mais um show do que uma corrida em si, se limitou a dizer que o circuito não é dos melhores em que já correu.
O paddock estava cheio de rostos muito cansados. As equipes vêm de três finais de semana seguidos com corridas em Austin, na Cidade do México e em São Paulo, e depois voltaram para a Europa antes de uma viagem longa para Las Vegas, tendo de se acostumar com um fuso horário de 8 ou 9h a menos dependendo de onde é a sede da equipe e uma programação de entrar para trabalhar depois das 16h e sair perto das 4h. Mas não nesta quinta-feira que virou sexta. Os mecânicos tiveram trabalho até quase 7h da manhã. E voltarão para o terceiro treino livre no final da tarde desta sexta-feira.
A última sessão de treinos começa à 1h30 da madrugada do sábado pelo horário de Brasília. E a classificação será às 5h da manhã. No horário de Las Vegas, a definição do grid começa à meia-noite. Ou seja, mais uma madrugada de trabalho pela frente.
Deixe seu comentário