pokerstars - Começa a insuportável, a mais modorrenta das eliminatórias sul-americanas

Brasil x Bolívia. Esse será o jogo que marcará mais uma insuportável competição sul-americana entre seleções, classificatória para a Copa do Mundo 2026. E agora ainda mais sem graça, pois até sete das dez equipes participantes poderão se classificar, ou seja, 70%!
A exemplo do certame anterior, que conduziu as equipes do continente ao Mundial de 2022, no Qatar, a da CBF, agora com o técnico Fernando Diniz, estreia em casa contra os bolivianos. Em 9 de outubro de 2020, o Brasil fez 5 a 0, jogando na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo.
Iniciar a caminhada com mandante e diante de um dos candidatos a não chegar à Copa dos Estados Unidos, México e Canadá torna as coisas ainda mais simples para o time brasileiro. A Bolívia incomoda quando atua em casa, nos 3,6 mil metros de La Paz. Sem a altitude como reforço, é quase inofensiva.
Se até o Mundial passado os sul-americanos tinham quatro vagas diretas e uma na repescagem, uma moleza para os mais fortes; a Fifa inchou a competição e agora são seis confirmadas, além da possibilidade de uma sétima. Selecionados como o brasileiro e o argentino teriam que ser de incompetência ímpar para ficar fora.
Em suma, o Brasil já começa essa competição virtualmente classificado. Mas serão necessárias 18 partidas, contra todos os times que participam das eliminatórias, jogos de ida e volta e inúmeras Datas Fifa a interromper as competições de clubes. Que torcedor apaixonado por futebol se interessa mesmo por isso?
Sendo razoável, a lógica direcionaria as eliminatórias da Conmebol a dois grupos de cinco, com três vagas diretas em cada e os quartos colocados se enfrentando para decidir quem lutaria pela sétima. Seriam oito jogos por seleção, chegando a 12 apenas a que fosse à repescagem entre continentes.
Mas isso não interessa. Mais jogos significam mais direitos de transmissão, maior exposição dos inúmeros patrocinadores, ou seja, mais dinheiro em caixa. Assim, daremos início à mais modorrenta das modorrentas competições do futebol. Haja paciência.
Deixe seu comentário