pokerstars

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Libra questiona marcas de seus clubes em propaganda de fundo de Liga Forte

A Libra entrou com um questionamento e uma consulta em órgãos governamentais sobre o uso das marcas de seus clubes na divulgação de um fundo para captação de dinheiro para a Liga Forte Futebol. O fundo foi idealizado pela XP e visa captar R$ 800 milhões com investidores no mercado para compra de direitos de TV da LFF no Brasileiro da Série A.

Foi dado entrada com consultadas da Libra à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor) pela inclusão das marcas dos clubes. A informação foi publicada primeiro pela coluna de Lauro Jardim, em "O Globo".

O material publicitário feito pela XP incluía os símbolos de clubes da Libra como Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio. Explicava que os clubes eram da Libra. Os 17 clubes da Libra assinaram o documento da Libra com questionamentos.

Ao lado, havia o uso de símbolos dos clubes da Liga Forte Futebol, como Fluminense, Athletico, Internacional, que são parceiros da XP, além de Vasco, Botafogo e Cruzeiro.

Na visão da Libra, o uso da marca dos clubes pode induzir o torcedor de seus clubes a acreditar que estão investindo em direitos desses times quando não é o caso.

O material da XP fala em Liga em determinado trecho, mas em outro documento diz que o campeonato Brasileiro seria organizado pela CBF. Procurada, a XP não quis falar sobre o questionamento feito pela Libra:

Na sexta-feira, pela manhã, a Libra divulgou um comunicado sobre o assunto:

"Nos últimos dias, os Clubes da LiBRA foram surpreendidos com algumas consultas e perguntas sobre uma captação de investimentos, apresentada publicamente ao mercado pelas empresas XP Asset e a LCP, para um fundo de investimentos ligado ao Futebol Brasileiro e sua futura liga.

No material distribuído à imprensa, e que contém a informação notória e destacada de que trata-se de um "material publicitário", portanto de uso institucional e comercial, há a aplicação não autorizada das marcas e emblemas dos Clubes membros da LiBRA.

Mais do que isso, de maneira grave, a simples e explícita citação de Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, ABC, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória deixa subentendido que estes Clubes são parte integrante do grupo que produziu o material. O que é, evidentemente, o contrário da verdade.

Continua após a publicidade

Desde o início do projeto de criação de uma Liga Brasileira de Futebol, que reunisse os 40 Clubes participantes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, há mais de 3 anos, os Clubes da LiBRA têm prezado pela conduta absolutamente rigorosa, coerente e extremamente cuidadosa com relação às informações.

É, portanto, nosso dever e obrigação vir a público esclarecer, principalmente em respeito aos nossos mais de 150 milhões de torcedores apaixonados, que:

Os Clubes da LiBRA não fazem parte deste fundo.

Não reconhecem o uso de seus nomes, emblemas e histórias em material publicitário produzido para captação de recursos.

Não terão qualquer benefício derivado deste produto anunciado pelas gestoras financeiras.

As receitas geradas pelos Clubes da LiBRA não fazem, nem farão, parte deste produto que está sendo promovido.

Continua após a publicidade

Os direitos de imagem que os Clubes da LiBRA negociam, assim como os direitos que poderão fazer parte de uma Liga no futuro, não serão contabilizados por esse fundo citado e nem poderão ser usados para promover qualquer demonstração de eventuais resultados projetados.

Acreditamos que, nesse momento de transformação extremamente relevante, porém ainda em estágio inicial, talvez seja prematura a oferta de produtos financeiros atrelados a um patrimônio cultural do povo brasileiro e uma de suas mais intensas e vigorosas paixões. O Futebol Brasileiro precisa evoluir. A LiBRA não apenas busca essa evolução como é liderada por Clubes que têm trabalhado incansavelmente, de forma plenamente alinhada e integrada, para o amadurecimento da indústria, para a modernização das instituições ligadas ao esporte mais popular do país e, principalmente, para que todos os brasileiros possam continuar a vibrar, torcer e se emocionar.

Este comunicado oficial é assinado pelos 17 Clubes da LiBRA:

ABC Futebol Clube
Associação Atlética Ponte Preta Clube Atlético Mineiro
Clube de Regatas do Flamengo Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Vitória
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Grêmio Novorizontino
Guarani Futebol Clube
Ituano Futebol Clube
Mirassol Futebol Clube
Red Bull Bragantino
Sampaio Corrêa Futebol Clube Santos Futebol Clube
São Paulo Futebol Clube Sociedade Esportiva Palmeiras Sport Club Corinthians Paulista"

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes
pokerstars Mapa do site