pokerstars

A janelinha tá diferente! Aviões terão persiana eletrônica; como funcionam?

A companhia aérea Emirates será a primeira a usar as janelas aerBlade, que permitem o controle da luz dos painéis com apenas um botão, nas aeronaves Airbus A350 e Boeing 777. O anúncio foi feito pela Aerospace Technologies Group, fabricante da persiana inovadora, em publicação no LinkedIn.

Como são as janelas aerBlade?

Operada eletronicamente. A janela permite que o passageiro controle a intensidade da luz por meio de um interruptor localizado no assento.

Tripulação pode ajustar as janelas de maneira centralizada. Além de poderem ser controladas pelos próprios passageiros, as novas janelas também podem ser operadas pela tripulação, garantindo que estejam na posição correta para decolagem e pouso.

As janelas têm três opções de funcionamento: luz total, bloqueio solar (mantendo a visibilidade externa) e blecaute total. Ainda segundo a Aerospace Technologies Group, a aerBlade tem um funcionamento silencioso e suave, além de ter custo total comparável com o de cortinas manuais.

Airbus A350 e Boeing 777X foram os escolhidos. As janelas aerBlade serão instaladas na próxima frota de Airbus A350, assim como na frota de Boeing 777X da Emirates, também de acordo com a fabricante. Segundo o site Inflight, as mudanças acontecerão em 2024.

Personalização disponível. As companhias aéreas que adotarem a novidade podem ainda encomendar as janelas de maneira personalizada, com padrões gráficos, texturas de tecido ou outros acabamentos para complementar a decoração de cada cabine.

Projeto de modernização de aeronaves da Emirates

Emirates iniciou o projeto de modernização de frotas
Emirates iniciou o projeto de modernização de frotas Imagem: Divulgação/Emirates
Continua após a publicidade

Investimento em renovação. Em agosto de 2022, a Emirates iniciou o projeto de modernização de frotas como parte de um investimento multibilionário para elevar a experiência do cliente.

A empresa pretende reformar os interiores de todas as cabines de 120 de suas aeronaves Airbus A380 e Boeing 777 —dois dos maiores modelos de aeronaves comerciais em serviço atualmente.

Dois anos de mudanças. Gerenciado inteiramente pela equipe de engenharia da aérea, o projeto de modernização levará pelo menos dois anos para ser concluído.

*Com reportagem publicada em 13/11/2023

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes
pokerstars Mapa do site